MANCHAS DE LIMÃO

Clínica de Dermatologia

Fitofotodermatose, este é o nome que damos à dermatose causada na pele pelo limão associado à exposição solar. Na verdade não somente o limão é capaz de causar estrago na pele quando em contato com o sol, outras frutas cítricas e plantas também levam a manchas como laranja, figo, aipo, arruda, e até alguns cosméticos como perfumes.

Mas o fato é que o limão é o grande vilão aqui no Brasil, principalmente nesta época de verão, já que adoramos uma caipirinha e um peixinho com limão espremido quando estamos na praia ou piscina.

Para entender: o limão (e outras frutas cítricas) possuem substâncias chamadas furocumarínicos, que na pele se tornam tóxicas em contato com o sol. O resultado é uma queimadura, que geralmente se inicia com vermelhidão e ardor após aproximadamente 24h da exposição solar, que pode ir se intensificando, e até mesmo formar bolhas em alguns casos. Esta queimadura pelo limão geralmente deixa uma mancha escurecida após esta fase aguda, que pode levar meses para clarear.

Então o ideal é evitar manipular limão e outras frutas cítricas quando estiver no sol, mas se não tiver como evitar, alguns cuidados são fundamentais. Procure não tocar em nenhuma parte do corpo com as mão sujas de limão, ao espremer a fruta, cuidado com os respingos , muitas vezes não sentimos. Lave as mãos imediatamente após manipular o limão ou outra fruta, mas não apenas com água, é necessário usar sabão. Se for beber uma caipirinha ou limonada procure usar canudo, para não correr o risco de manchar acima do lábio, bem no bigode!!!

E se não tomou os cuidados e notou uma mancha como uma queimadura, procure imediatamente seu dermatologista para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Barra da Tijuca

Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen

Avenida das Américas, 3.434 – sala 310 – bloco 4

(21) 3431-3470

 

Leblon

CD Clínica Dermatológica

Office Shopping Leblon

Avenida Borges de Medeiros, 633 – sala 208

(21) 2529-2599

Acompanhe-nos pelo INSTAGRAM

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *